Blog do Quinca

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"A Flor Mais Grande do Mundo" - José Saramago

Fala meu povo... Muito tempo sem postar né...
Tem um post novinho e atrasado que começa com o vídeo de "A Flor Mais Grande do Mundo" de José Saramago, depois uma poesia sobre o vídeo e um texto final!

Pra quem gosta deste tipo de coisa, acho que ficou legal.



Textos baseados na obra “A flor mais grande do mundo” de José Saramago.


Tema:   “E se as histórias feitas para as crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos? Seríamos realmente capazes de aprender aquilo que há muito tempo temos ensinado?”
  

O QUE EU ENTENDO...



Um conto contado a alguém

É um ponto pintado no além...

É um canto encantado por luz...

Um sonho que às vezes reluz.


Mas nunca soubemos ser gente

Ou olhar quem viesse à frente.

Se hoje propagamos desatinos

Até quando teremos destino?



Um pingo de luz, um conto cantado.

Um sonho pintado por um mero lapuz.

Nenhum novo conto se tem esperado...



Nenhuma verdade se deduz

Quando a hipocrisia varonil

Contamina o pensar infantil.




Os versos sintetizam acima o que as palavras tentarão explicar logo abaixo... Seria outra forma de induzir o que penso ou de entender o que quero?

Neste imenso cotidiano, repleto de exemplos maldosos, são inverdades o que mais cultivamos. Contar histórias infantis, de certa forma, seria um feito fácil se mantivéssemos o coração puro e a mente sã. Contudo, analisando além do que queremos olhar, veremos como o ser-humano conseguiu inviabilizar algo que nascera conosco e que deveria ser prática diária – A ternura. Não temos mais paz, porque perdemos a capacidade de praticá-la, e não pela sua extinção, apesar de ser a explicação mais visível.



No começo o homem queria coisas pequenas, mas no fundo não se tratava do que ele queria, mas do quanto... Não bastava viver em grupos, ter comida e água, precisávamos de mais. Não bastava ter roupas e calçados confortáveis, além de poder cultivar nosso próprio alimento, precisávamos lucrar com isso. Não bastava ter dinheiro para alcançar lazer e atenção, precisávamos ter poder, sobre o nosso meio e sobre o meio dos outros também. Sob esta ótica, podemos ver que as histórias infantis continuam as mesmas, mas a ambição e o egoísmo humano nos levaram a interpretar as coisas ao nosso modo, e não como deveriam ser.



João e Maria continuam os mesmos, os interesses é que mudaram... Enquanto antes o que buscavam era aventura e muitos doces, atualmente eles querem é “comer a casa do outro”. A Chapeuzinho Vermelho não quer mais levar os doces pra vovó, ela quer é provocar o Lobo Mau, aquele danadinho... A bruxa má virou meu chefe, minha professora, meu colega de trabalho (- Ah! Aquele puxa sacos...) e até mesmo minha família. Se, nos dias atuais, é assim que vemos as histórias, como poderemos passa-las com os valores corretos? Quando será possível transmitir: Cooperação, compaixão, disciplina, respeito, amor e amizade, dentre tantos outros pilares da civilização?



Sabe... Ainda que os adultos fossem obrigados a ouvir, a ler e a aprender sobre as estórias infantis, estes não seriam mais capazes de tirar bom proveito destas histórias, muito menos colocá-las em prática. É nosso meio de vida que está sendo posto à prova. É meu jeito “sozinho” de “ter” que estão contestando... Não acredito que exista remédio para esta situação. Thiago de Mello, grande poeta, tinha razão em desejar tudo o que escreveu em “Os Estatutos do Homem”, até porque seria talvez uma solução para esse mundo ingrato. Se bem que, ao analisar friamente, daríamos um jeito de transformar este afã da sociedade em outra fábula ou, quem sabe, numa nova falácia, onde entenderemos aquilo que desejarmos e transmitiremos somente aquilo que nos interessar.



Americana, 25 de Abril de 2011.


QUINCA

2 comentários:

  1. Simplesmente MA RA VI LHO SO!!!!!!!Que saudades de suas postagens,vc é muito bom no que faz e escreve...Achei verdadeira sua colocação,ainda mais eu,uma professora formada que embora não exerça a profissão zela pelas literaturas infantis e realmente quem conta as estórias é que tem que serem revistos...Parabéns querido!!Bjaum!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi!!! Obrigado pelo carinho... É sempre bom receber comentários seus! Desculpa a falta de visitas... To muito sem tempo! Prometo que assim que der apareço!!! Bjus

    ResponderExcluir