Blog do Quinca

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Quem Acredita Sempre Alcança…



                     As Vezes demora um pouco, a ponto de acharmos que não mais virá, mas quando vem é mágico… Tudo na vida tem seu tempo, e este tempo não pertence a nós, mas certamente alcançamos aquilo que nós precisamos. O que nos falta, ainda, é aceitar que nem tudo que buscamos é uma necessidade para nossa vida, e que existe Alguém pronto para nos dar aquilo que precisamos, nem a mais, nem a menos… É esse dicernimento entre as coisas que precisamos e as coisas que queremos que falta a cada um de nós.

                    Existem momentos em que nos encontramos perdidos… Vejam a complexidade exposta nesta antítese… Se conseguimos parar e analisar que estamos perdidos, isso é um sinal de que nos encontramos. Ora… Se ninguém deseja estar perdido, quando nos vemos nessa situação é que vislumbramos um mundo diferente. Talvez queiramos o mesmo mundo que conhecemos anteriormente, a nossa zona de conforto. Talvez passamos a buscar um mundo novo, diverso de tudo que fizemos um dia. De qualquer forma, o que nós realmente queremos é estar fora daquela situação.

                    O que me faz sentir seguro? Para muitos é a famosa zona de conforto, enquanto para outros segurança tem a ver com liberdade. O que podemos dizer que é comum a todos é o fato de sempre alcançarmos aquilo em que temos fé. Não se alcança o apartamento em Paris, mas a morada Naquele que nos proporciona o mesmo conforto e a segurança de um lar. Isso significa dizer que o tempo das coisas, bem como suas necessidades, é administrado por quem realmente entende de tempo e de necessidade, não competindo a nós determinar quando queremos algo e se aquilo é realmente importante.

                    “Quem acredita sempre alcança…” Esta frase não significa que vamos ter tudo o que queremos, sendo este o entendimento de muitos daqueles que vivem frustrados. Esta frase traduz que se cremos em algo, isto vai se solidificar na medida de nossas ações, mas ao tempo de Deus, não ao nosso tempo. Precisamos buscar… Trabalhar para disponibilizar meios para que as coisas aconteçam, mas não podemos esquecer que nos será dado aquilo que precisamos, somado aquilo que buscarmos… Nem a mais, nem a menos!


Este texto do Amado Nervo, poeta mexicano, traduz em versos o que tentei dizer aqui. O poema, somado à música do Renato Russo, dizem muito sobre algo que não gostamos de aceitar. Falam sobre futuro...


                         EM PAZ – Amado Nervo                                               Mais Uma Vez – Legião Urbana
Próximo do meu acaso eu te agradeço vida.
Porque nunca me deste uma esperança falida,
Ou injustos trabalhos ou pena imerecida.
Pois vejo ao final do meu árduo trajeto
Que do meu destino fui eu mesmo o arquiteto.
E que se mel ou fel nas coisas achei
Foi porque nelas o mel ou o fel eu deixei.
Sempre colhi rosas onde rosas eu plantei.
Certamente, foi muito longo o inverno.
Não me disseste, porém, que maio era eterno.
Achei duras demais as noites de minhas penas,
Mas não me prometeste apenas noites boas.
E em troca tive outras santamente serenas...
Amei, fui amado e o sol acariciou minha face.
Vida, nada me deves! Vida, estamos Em Paz!

Confira o texto original
aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário