Blog do Quinca

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Semana Santa! Suas liturgias e Curiosidades...

Bom pessoal, após alguns dias sem postar nada, justamente por falta de tempo, resolvi falar sobre o que vivemos nessa semana, não só católicos, mas cristãos em geral!

Resolvi falar da Semana Santa, que para os católicos se inicia no Domingo de Ramos e tem seu desfecho com a ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa.



                    A páscoa, sempre celebrada no domingo seguinte à primeira Lua Cheia após o equinócio da primavera no hemisfério norte (Ou após equinócio de Outono em nosso Hemisfério) é, sem sombra de dúvidas, a celebração mais importante no calendário litúrgico da igreja católica, e celebra a vitória de Jesus sobre a morte ou sua Ressurreição, apesar da comemoração da páscoa ser data muito antes do nascimento de Cristo, com a saída do povo do Egito em direção a terra prometida. É esse Mistério Pascal que vivemos na Semana Santa, que se inicia com a entrada de Cristo em Jerusalém, no Domingo de Ramos.

Domingo de Ramos

                    O Domingo de Ramos é uma representação do que aconteceu pouco antes da última ceia, com a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um pequeno jumentinho que o conduzia pelas ruas da terra santa, enquanto o povo, acolhendo-o como Rei ou Messias, gritava "Aquele que vem em nome do Senhor" e balançava ramos de Oliveira, ou Palmas. Contudo esse povo se enganou, ao acreditar que Ele seria um libertador político, quando na verdade suas promessas eram extraterrenas.
Liturgia Solene, sendo vermelho a cor litúrgica. Inicia-se com a procissão e benção dos ramos e encerra-se com a Missa. Esta liturgia é marcada pela procissão, que se iniciou com Cristões de Etéria, e pela Antífona utilizada:
"Hosana ao Filho de Davi!
Hosana ao Filho de Davi!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Rei de Israel, Hosana nas alturas!"

2ª Feira Santa
                    Na Segunda-Feira da Semana Santa, apesar desta comemoração não ser tão antiga quanto a de Ramos e não ser tão comum nas igrejas hoje em dia, temos o início da caminhada de Nosso Senhor dos Passos, marcado pela unção em Betânia, na casa de de Lázaro, momento em que sua irmã, Maria, unje Jesus com Perfumes. Neste dia, nas comunidade que ainda celebram, realiza-se a procissão de depósito.
 
Neste dia a celebração conta com a solenidade das trevas e pode ocorrer normalmente, tendo como cor litúrgica o roxo, a mesma usada durante a quaresma. Esta liturgia é marcada pelo início das procissão dos passos.
 
3ª Feira Santa
 
                    Este é um dia pouco comentado, apesar de ser o terceiro dia da semana santa. Algumas igrejas realizam missas e até procissões, podendo ser neste dia a procissão do encontro ou do depósito, de acordo com as programações da comunidade.
 
Neste dia também celebra-se a solenidade das trevas e é marcada por missas, ou mesmo a realização das procissões do depósito ou do encontro, dependendo da comunidade. A cor ainda é o Roxo.
 
4ª Feira Santa
 
                    Este é o dia mais comum para a realização da procissão do encontro, que ainda é muito tradicional. Neste dia temos como presença marcante a figura de verônica e a procissão consite no encontro das Imagens do Senhor dos Passos com a Imagem de Nossa Senhora das Dores. Normalmente se realiza uma procissão somente com os homens que levam o andor do Senhor dos Passos e outra somente com mulherem carregando o Andor de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, as duas procissões se encontram, realizando este encontro entre mã e filho. Neste dia Cristo já é identificado pelo caminho carregando a Cruz, e pela dor de sua mãe ao vê-lo nesta situação. A celebração eucarística, ainda com solenidade das trevas, é realizada após a procissão. Este dia recebe o nome do ofício, sendo conhecida como Quarta Feira de Trevas.
 
Este é o último dia do ofício das trevas e, por isso, é solene. É característico da quarta feira Santa a realização da procissão do encontro e a celebração eucarística, além da presença de Verônica, que foi quem enxugou as o suor e o sangue de Cristo durante a Via Sacra. Seu canto é presença marcante na liturgia, que neste dia ainda usa a cor Roxa.
 
5ª Feira Santa ou Ceia do Senhor
 
                    Esta é a celebração mais marcante da Semana Santa, conhecida por Católicos ou não, devido ao rito do Lava-Pés. O Lava-Pés é a representação do que foi feito por Cristo, pouco antes de ser preso. É o sinal máximo do serviço ao próximo e demonstra a total humildade de Cristo e sua função também como servo do Pai. É preciso servir para ser servido... Esta celebração é a última celebração Eucarística antes de sua ressurreição, e possui alguns elementos litúrgicos como figuras marcantes durante a missa. A figura do Hostensório, do Cibório, da Capa Plúvia e do Lava-Pés e da distribuição do pão. Ao fim da celebração realiza-se o translado do Santíssimo para a capela, ou local de adoração, pois lá irá permanecer desde sua entrada, no que remete ao Horto das Oliveiras, até o final da sexta-feira santa. O canto ao Santíssimo Sacramento também é obrigatório neste dia. É ainda neste dia que se realizam a benção dos Santos Óleos, do Crisma, do Batismo e da Unção dos Enfermos, além de ser um dia para renovação das promessas
 
Nesta liturgia temos a Solenidade de início do Tríduo Pascal, ápice das celebrações litúrgicas da igreja católica. É um dia de festa que nos remete a última ceia, por isso o uso da cor Branca na liturgia. É marcado principalmente pela última ceia, pelo Lava-Pés, pela renovação das promessas, pela benção dos óleos santos e pela adoração ao Santíssimo Sacramento.
 
6ª Feira Santa ou da Paixão
 
                    A tristeza toma conta de nós neste dia. É o dia em que Cristo é entregue para morte e momento em que nos rendemos ao silêncio, a adoração e em vigília nos mantemos durante o dia. As manifestações começam muito cedo em muitas igrejas, com as vigílias de adoração ao Santíssimo. À tarde, neste mesmo dia, temos a adoração da cruz e à noite a procissão do Senhor Morto. Note-se que neste dia não existe celebração eucarística. É o único dia em que não se realiza missa ou o Rito da Comunhão. As celebrações deste dia nos remetem, historicamente, ao julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. É o dia mais triste da celebração litúrgica, mesmo sabendo que ele retornará. É um dia único para reflexão e singular no sentido de remissão dos pecados. A Sexta Feira santa é o símbolo máximo da indecência do povo e da sublime divindade de Cristo.
 
Neste dia não há celebração eucarística, devendo-se usar a todo o momento a cor vermelha na liturgia. É caracterizado palas vigílias, que podem começar a meia noite e podem seguir até o momento da adoração da cruz. A adoração é marcada pelo tradicional canto "Eis o Lenho da Cruz" e pela total nudez do altar. A adoração é feita pelo sacerdote que se prostra de rosto ao chão diante da cruz. A procissão do Senhor Morto, realizada à noite, também é de grande comoção para os fiéis, além de ter como figura indispensável, a aparição de Pietá. Não há festas neste dia, que é marcado de jejum para muitos fiéis.
 
Sabado Santo ou Vigília Pascal
 
                    Aqui encerramos o Tríduo pascal com a Celebração mais longa dos ritos solenes da igreja católica. É neste dia que celebramos a benção do Fono Novo e momento em que acendemos o Círio Pascal. Este dia é dividido em cinco partes, sendo a Celebração da Luz, a Celebração do Círio, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística. É comum neste dia existir o batismo de alguma criança escolhida dentre os membros da igreja. Esta é a liturgia que apresenta Cristo vencendo a morte e nos dando nova vida. É esta liturgia que demonstra a ressurreição de Cristo e sua identificação como Filho de Deus e divino membro da Santíssima Trindade.
 
Essa liturgia possui características marcantes, como é o caso da benção do fogo novo, da entrada que é realizada somente a luz de velas e com o presidente batendo com a cruz para que abram a porta. O canto do Exulte é figura típica da celebração, bem como encenações com a decerração do véu no momento do glória, que pode ser completado com utilização de fogos e as tradicionais matracas. Como o dia é festivo utiliza-se a cor branca. Outra característica marcante é o encerramento tradicional proferido pelo presidente da celebração que, por se tratar de tempo pascal, é acrescido da frase Aleluia, aleluia. ficando da seguinte forma:
Presidente - "Ide em paz e que o Senhor vos Acompanhe. Aleluia, Aleluia."
Todos - "Graças a Deus. Aleluia, Aleluia."
 
Domingo de Páscoa
 
                    Apesar deste parecer o dia mais importante, é pouco celebrado, contando apenas com missas, solenes, porém tradicionais e sem muitas manifestações. Incia-se aqui o tempo Pascal que durará 50 dias e se encerrará com a Ascensão do Senhor, celebração que antecede o Pentecostes. É um dia festivo, porém com os anos, as pessoas deixaram de participar desta celebração regligiosa comemorando a Páscoa com costumes comerciais, para não dizer pagãos.
 
É parte integrante da celebração do mistério pascal, sendo entendida como celebração obrigatória para os católicos, uma vez que um dos mandamentos da igreja é: "Receber o sacramento da Eucaristia, pelo menos na Páscoa." É claro que se entende Páscoa como sendo o Mistério Pascal, por isso essa celebração eucarística passou a ser menos participativa. Contudo, vale ressaltar a importância desta missa e de todas as missas dominicais.
 
Bem... Creio que, apesar do texto ser longo, ele foi bastante suscinto sobre o tema, que renderia informações suficientes para uma coleção de livros com pelo menos uns 3 volumes. Espero que gostem  que comentem, pois a participação de vocês é extremamente importante para o bom desenvolvimento deste tema.
 
Abraços a todos!!!
Quinca

4 comentários:

  1. Acertou na hora de escolher o tema!Adorei o texto, bem didático e de fácil interpretação!Parabéns!!!e Feliz Páscoa!!bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cammys!!! Fico feliz que tenha gostado!!
    Bjus e boa páscoa!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah mto show o texto eim!! Bem didático mesmo... Gostei!

    Aproveitando... Feliz Páscoa!!

    E... Obrigada por se preocupar...

    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário Kaka!!!
    Bjus

    ResponderExcluir