Blog do Quinca

segunda-feira, 29 de março de 2010

Algumas Coisas Não Se Explicam...







Nem tudo na vida tem explicação, como, por exemplo, o porquê da guerra santa ou da santa inquisição; o preconceito ou mesmo a discriminação; nem o terrorismo ou nem mesmo a devastação. Mas nem tudo que não se explica é ruim. Não se explica a bondade, não se explica o respeito, nem tampouco a paixão. Não se explica o AMOR... Aliás, isso sim se explica. Alguém me disse certa vez a seguinte frase: “– Tudo Deus!”. É claro que nem tudo acontece por causa ou em favor Dele, mas certamente se temos qualquer coisa nessa vida podemos dizer que é TUDO DEUS!

Há quem diga que não exista o frio e que esta palavra somente simboliza a falta de calor, então esta mesma pessoa chegou a concluir que o MAL nada mais é que a falta de Deus. Ora, se é simples esta definição, por que temos tantos problemas ainda? Qual o real significado da falta de amor? Onde está este fruto tão precioso que seria capaz de exterminar definitivamente esta palavra tão amarga, além do sentimento é claro, de nossos dicionários e de nossas almas? A resposta é tão simples quanto a própria definição. O amor continua dentro de cada ser humano, nasceu em nós. Porém não podemos, como todo bom fruto, colhê-lo antes do tempo. Além de se tornar azedo ainda perderá o sabor com facilidade. Da mesma forma não podemos esperar demais, pois quando maduro o suficiente ele nos abandona e logo nos tornaremos árvores secas. Se não desfrutamos do sabor deste fruto sagrado, as atribulações da vida nos privam deste gosto. Se ele cai não mais o recuperamos.

Agora voltemos a pensar... TUDO DEUS! Como posso nortear-me com tal definição? Se Tudo provém Dele, e é por Ele que as coisas boas acontecem, por que não abandonamos nossas impaciências ou mesmo nossa morosidade para colher este fruto que de forma irrefragável mudará a todos os seres viventes? Temos medo! Isso quando não somos egoístas o suficiente para tentar reter tudo o que produzimos para nós mesmos. Mas nos esquecemos que foi por medo que muitos pecaram, ou seja, foi pela omissão que muitos deixaram de viver. Da mesma forma foram atitudes mesquinhas que transformaram nossa vida e nosso mundo no que se encontra hoje. Se é tão simples amar, simplesmente por amar, qual motivo ainda nos prende a este “amor” patético que espera algo em troca? Qual o verdadeiro significado para tal oportunismo, além de toda essa ignorância que nos acomete no cotidiano das coisas? Talvez ainda precisássemos de mais dois mil anos para desmanchar essa máscara da mentira que nos afasta de Deus e daquilo que realmente importa, ou seja, o AMOR. Mas nossa chance já foi dada, por isso não adianta em nada esperarmos que um novo Cristo volte para nos remir dos pecados que nós escolhemos professar.

Realmente o que nos falta é a capacidade de amar na medida certa. Não é necessário forjar o amor, ele acontece naturalmente quando menos esperamos. Também não é possível viver este sentimento, que mais arde em nossos peitos como estado da alma do que como uma simples maneira de agir, sem nos entregarmos quando ele aparece, ainda que repentinamente. O mal é a Falta de Deus, sendo assim, o Mal é a falta de amor. Como pode faltar aquilo que nasce conosco? Como nos falta algo que nos foi dado antes mesmo de nossa concepção. Pois é... Nem tudo se explica...

2 comentários:

  1. Meu querido...Que maravilhoso texto!!Vc como sempre escrevendo divinamente,mas este texto mexeu muitoooo comigo,sei muito bem o que vc fala aqui,não só sei como passo quase todos os dias...Parabéns pela leveza mas ao mesmo tempo intensidade desta leitura...Se cuida,sdds!Bjaum!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe... Vindo de você eu sei que é sincero e me orgulho muito pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado! Bjus

    ResponderExcluir